![](https://static.wixstatic.com/media/78e533_6e441c3d237e4ba0bde40e2cd475d179~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_552,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/78e533_6e441c3d237e4ba0bde40e2cd475d179~mv2.jpg)
Não é o fim do site. Mas o fim da minha graduação. E digo começo, pois apesar de estarmos em abril, foi nesse mês que eu comecei a fazer o famoso Trabalho de Conclusão de Curso, o TCC! O pontapé inicial foi dado depois de uma decisão que eu tomei envolvendo meus estudos e um estágio.
No fim de novembro de 2017 eu comecei a trabalhar em um jornal como estagiário ou, como eu mesmo apelido as pessoas que fazem estágio, escraviário. Minha função era cuidar da editoria de segurança no site do jornal, além de cobrir eventos e pautas de outras editorias que fossem interessantes.
O primeiro dia no estágio foi memorável. Sai de lá assustado com a rotina, mas conversei com outras pessoas que também sentiram a mesma coisa no primeiro dia. Até o Natal, eu ainda não havia me acostumado e não estava gostando da experiência, afinal, não era atraente ficar transformando boletins policiais em notícias.
No fim do ano eu pedi um recesso e fui para casa dos meus pais, o que também não foi uma decisão fácil, mas atendi aos pedidos da minha família que contava com a minha presença durante as férias. Retornei ao trabalho em fevereiro, no mesmo mês em que começou as aulas do quarto e último ano de graduação.
Retornei com as energias renovadas. Estava conformado de que trabalhar seria igual em qualquer outro lugar e era uma fase da vida que cedo ou tarde todos nós iríamos enfrentar, ou deveríamos enfrentar. Enquanto isso, na universidade, minha orientadora marcava reuniões e cobrava meu pré-projeto do TCC.
Na metade de março, eu ainda não tinha feito nada do TCC, só tinha a ideia do que eu queria: pesquisar sobre webjornalismo no Snapchat. Minha rotina se resumia em ir às aulas e depois ao trabalho, priorizando as matérias e os eventos que eu era escalado para cobrir. Na universidade eu podia deixar tudo para depois, mas no estágio era uma “corrida” para fazer os compromissos diários pensando, claro, no salário do mês.
Eu sei que inúmeras pessoas conseguem trabalhar e estudar ao mesmo tempo, mas eu não consegui. Sentado na redação do jornal eu sentia que aquele trabalho estava dominado e apenas me consumindo enquanto eu poderia estar em casa ou na universidade fazendo TCC. Então decidi sair e agora estou contente com essa decisão que antes parecia ser uma derrota.
Enquanto eu estava trabalhando não cuidei mais desse site, não fiz nada do meu TCC e só usava meu tempo livre para assistir séries. Agora estou conseguindo me programar com os prazos da universidade, escrever o TCC, fazer projeto experimental e também aproveitar o fim do meu curso.
Três anos se passaram voando com muitas novidades e amadurecimento. Eu sei que quando menos eu estiver esperando irie me dar conta de que tudo já acabou e eu nem vi passar. Portanto, essa é a hora de aproveitar cada trabalho, cada aula e cada almoço no R.U. com os amigos.
Além disso, com esse texto eu pretendo voltar a atualizar o site e depois iniciar dois projetos pessoais: um canal no YouTube e uma campanha de doação. Espero que pelo menos fazendo essas coisas que são do meu interesse eu consiga me superar. Estou contando com a sua companhia. A próxima publicação será o primeiro vídeo do site, falando sobre a série Riverdale! Espero que goste.
Comments