![](https://static.wixstatic.com/media/78e533_d0f105813baa4416bb1714b204592188~mv2_d_4500_4500_s_4_2.jpg/v1/fill/w_980,h_980,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/78e533_d0f105813baa4416bb1714b204592188~mv2_d_4500_4500_s_4_2.jpg)
A cada dia, por trás da cortina blackout que inibe a claridade de uma grande janela de vidro, um quarto apertado onde a cama de casal ocupa quase todo o espaço se torna cada vez mais introvertido. Esse mesmo quarto, entretanto, é uma casa onde seu morador dorme, estuda, trabalha, relaxa e fica com os próprios pensamentos.
O quarto era mais receptivo, ficava com a porta aberta e recebia os amigos. Agora, assim como a cortina, a porta permanece fechada porque o quarto se sente como uma fortaleza introvertida em que poucas pessoas podem entrar. Mesmo os visitantes mais antigos estão com a frequência de visitas limitada.
O quarto fica com ciúmes e desconfia dos outros quartos que surgem para receber seus amigos, mas sabe que não pode culpá-los. Afinal, é ele que está com a porta fechada. No entanto, quem já entrou sabe que ele pode ser extrovertido. O difícil é receber novas visitas e convencer de que ele não é antipático, mas se a cada vinte convites para visitá-lo apenas um é aceito, o que isso diz sobre a sua amizade?
A característica introvertida também se reflete nos sonhos, desejos e projetos do quarto porque ele não acredita que o pouco que sai dali de dentro agrade o exterior. O cômodo poderia servir para outra coisa, mas ele ainda não sabe o que pode ser além de um chão com quatro paredes e um teto.
Acontece que o quarto está conformado, mas sente que precisa sair da sua zona de conforto e expandir para algo maior, mesmo sem saber como. Muitas vezes ele acaba ficando em silêncio, sem ao menos o barulho da TV. Seu espaço não é mais suficiente para as sacolas, caixas, roupas, mala e objetos que estão ali dentro. Não é fácil compartilhar tudo o que é absorvido do exterior e para crescer o quarto prioriza em se dedicar pensando apenas no seu futuro.
As preocupações da vida adulta contribuem com a personalidade introvertida. Quem é confiável para entrar no quarto? Como melhorar o conforto e a segurança? Como manter a energia que liga os aparelhos? Como aumentar o espaço?
Se o quarto fosse um auditório ele seria um mini auditório com um pequeno palco e vários assentos vazios. Na primeira fileira estariam apenas os orientadores que ele escolheu para avaliarem o seu futuro e no projetor estaria o ícone de um fantasma.
Comments