top of page

Me tornei adulto em 2017

Foto do escritor: Marcelo JuniorMarcelo Junior

Perante a lei, atingimos a maior idade quando completamos 18 anos. Depois disso, podemos tirar a carteira de motorista, ingerir bebidas alcoólicas, ter acesso a lugares e conteúdos para maiores de idade e ainda sermos presos, tudo legalmente. Acredito que a maioria dos jovens aguardam ansiosamente pelo décimo oitavo aniversário, quando enfim, nos tornamos adultos. Teoricamente.

Caso você já tenha completado 18 anos, deve ter percebido que a mudança não é da noite para o dia. Não dormimos jovens e acordados adultos, o crescimento é um processo mais lento do que isso e envolve escolhas, aprendizados, lutas e relações. Dezoito é uma idade simbólica, mas cada um vai crescer no seu próprio tempo.

Em 2017 eu completei 20 anos de idade e agora me sinto muito mais adulto do que há dois anos atrás. Fazendo uma retrospectiva deste ano eu consigo sentir que cresci e amadureci. Começou com uma ilusão amorosa, o que não foi nenhuma novidade. No entanto, eu mudei o jeito de lidar com a situação. Me afastei e me fechei até que aquele sentimento sumisse, porque tudo passa, e se você acredita nisso já é mais adulto também.

Eu me tornei uma pessoa muito mais chata e difícil. Parece triste, mas é assim que me sinto mais adulto. Parece clichê, mas é real. É quando você começa a aceitar que a vida funciona do jeito que ela funciona e não tem como mudar. É quando você quebra a fantasia e aceita que a inveja, a maldade e o interesse existem, inclusive em si mesmo. Por isso, temos que ter cuidado e desconfiar dos outros, o que muitas vezes nossos pais alertam.

Crescer é difícil. A verdade e a realidade nem sempre são o que esperamos que seja. O mundo nos individualiza para atingir nossos objetivos. Não da para pegar o amigo pela mão e levar consigo. Cada um tem as suas escolhas. Eu vou começar o último ano do meu curso superior e sinto que preciso pensar no que eu quero fazer depois disso e em como vou seguir.

Eu quero saúde, segurança e conforto. Preciso de comida, higiene e moradia. Se o dinheiro é importante para tudo isso então preciso trabalhar. Recentemente, aceitei começar um estágio na área do meu curso. É uma nova fase para mim, uma fase adulta. Trabalhar é difícil. Já chegou nessa parte? Não tem mais sonhos de criança. Talvez ainda não seja o que quero fazer, mas estou lutando para ter experiência.

Escolhas são difíceis. Quando você é um adulto responsável precisa escolher e as opções vão aparecer. As vezes não tem como saber qual é a decisão certa, ou a melhor para o seu futuro. Esperar que decidam por você também é uma escolha, mas não sei se é recomendável. Nossas próprias escolhas podem não agradar a família ou os amigos, mas pelo menos são nossas escolhas.

Ainda em 2017, eu encontrei uma pessoa para dividir meus momentos. Pude compartilhar metade do meu ano com essa pessoa especial que também me fez crescer. Nós nos conhecemos em junho e agora estamos em um relacionamento sério. Essa é mais uma fase importante que me faz acreditar que eu me tornei um adulto em 2017. Ter uma vida a dois é um grande passo para mim e o melhor é poder sentir que você encontrou a pessoa certa, que tem confiança, diálogo e metas convergentes.

Para finalizar essa reflexão sobre o meu 2017 eu quero agradecer você que está lendo este texto. Não sei se somos próximos ou não, mas saiba que fico muito feliz quando alguém lê o que eu escrevo. Já pensei em excluir este site porque não iria fazer falta para alguém, mas ainda tenho outros assuntos para compartilhar. Ano que vem tem mais. Feliz Ano Novo!

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


© 2020 por juniocelo

bottom of page