top of page

Vamos começar refletindo

Foto do escritor: Marcelo JuniorMarcelo Junior

Qual dessas imagens é de Balneário Camboriú e qual é de Copacabana? Ambas são da chegada de 2018, mas vistas lado a lado parecem similares. Eu pude apreciar ao vivo a virada em Balneário e realizei um sonho de ver uma queima de fogos na praia. No entanto, a experiência fez eu me sentir em Copacabana.

Decidi ironizar o fato e compartilhei um vídeo no meu Instagram com a localização carioca, afinal, era minha base de comparação, brincando. As pessoas próximas de mim sabiam que eu estava em Santa Catarina, mas outras mais distantes podem ter acreditado na localização da rede social.

A intenção não era enganar ninguém, foi apenas uma piada interna, porque Balneário tem até sua própria versão do Cristo Redentor.

Foto pessoal tirada depois da virada em Balneário Camboriú


Entretanto, quero aproveitar a situação para tocar em um assunto que eu discuti em 2017 e que já começa mais claro e consciente para mim em 2018: o cuidado com as redes sociais. Eu comecei o ano passado sem Facebook, Instagram e Twitter. Fiquei meses sem essas redes sociais para refletir e diminuir a dependência delas.

Isso foi depois que eu assisti a série Black Mirror, um dos motivos que me fez pensar em ter mais cuidado com a internet. Também escrevi sobre essa experiência, contando todos os detalhes e você pode conferir na categoria Pessoal.

Citando a série, ela está de volta com uma nova temporada. Ainda não assisti nenhum dos novos episódios, mas estou ansioso. Se você não conhece a série eu recomendo pesquisar sobre ela e colocar na sua lista para assistir. Depois você pode comentar aqui no site as suas impressões. (Quem já viu a nova temporada gostou ou não? Comente também!)

Agora vou juntar o caso do meu vídeo do Ano Novo no Instagram com esse assunto das redes sociais. Volta e meia nos deparamos com notícias falsas que são divulgadas no Facebook, por exemplo. Minha postagem não era falsa, mas serve para chegar ao meu ponto de vista: a internet não é o real, nos temos que utilizá-la com cuidado e não acreditar em tudo que aparece.

Os 53 segundos que eu compartilhei com a localização de Copacabana não são os 15 minutos de queima de fogos que eu vivenciei em Balneário Camboriú ao lado de uma pessoa muito importante para mim. Só ela sabe o quanto eu tremia de emoção e felicidade por estar naquela praia na virada do ano.

É isso que eu quero levar para esse ano, mais consciência com a internet. Em 2017 eu passei por uma fase de mudança, agora já tenho uma opinião formada. Espero que você também comece refletindo.

Sobre a imagem lá do começo, Copacabana está na esquerda e Balneário na direita. Claro que não foi a mesma coisa. Em números, foram 17 minutos de fogos no Rio de Janeiro, com 25 toneladas espalhadas em 11 balsas. Em Balneário foram 15 minutos, com 20 toneladas espalhadas em dez balsas.

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


© 2020 por juniocelo

bottom of page